No início do ano, nossos colégios e escolas realizam a Jornada Pedagógica Pastoral 2026, um tempo de encontro e formação que fortalece a missão Marista e prepara os educadores para o começo das aulas. Inspirada na Campanha da Fraternidade 2026 – Fraternidade e Moradia –, a iniciativa tem o tema Ser Casa, presença que transforma e o lema Se o Senhor não edificar a casa em vão trabalham os que constroem (Sl 127).
Essa reflexão nos oportuniza a fazer uma conexão da moradia com a história marista, caracterizada pelo espírito de família, pela comunhão em torno da mesma mesa e pela pedagogia da presença, que nos remetem todo tempo às casas maristas de La Valla e de L’Hermitage. Ambas foram e continuam sendo espaços de enraizamento, vínculo e pertencimento a um projeto educativo que tem propósito de permanência.
Eixos temáticos
A Jornada Pedagógica Pastoral 2026 conta com eixos temáticos estruturados para refletir o compromisso com a missão educativa Marista, o planejamento estratégico do Marista Brasil e o compromisso de Ser Casa, por meio da experiência da presença no espaçotempo que a escola representa. Cada um expressa dimensões essenciais do trabalho em rede, articulando fundamentos pedagógicos, pastorais e socioambientais, e respondendo aos desafios contemporâneos da educação.
Os sete eixos aprofundam competências, identidade e missão; a cultura de cuidado e proteção; a cidadania global crítica e comprometida e consolidam práticas inclusivas e se aliam a outros temas que o território. Conheça-os abaixo:
- Presença que evangeliza
- Presença que orienta e cuida
- Presença que protege
- Presença que inclui
- Presença que transforma
- Presença que mobiliza
- Presença que forma cidadãos globais
Calendário da Jornada
A jornada já está acontecendo pelo Brasil: o calendário varia de acordo com o início do ano letivo das unidades, com os meses de janeiro e fevereiro sendo dedicados aos momentos formativos das equipes. A escola Marista, compreendida como casa, é lugar de acolhida e proteção, de ensino e inspiração, de abertura ao diferente e de comunhão entre fé e saber. Ser presença é fazer da rotina um espaço de revelação divina, onde cada gesto se torna semente da esperança que esperançamos juntos.