Marista Brasil amplia presença na Amazônia e reafirma missão ao completar três anos de atuação
Duas boas novas marcam o mês de fevereiro: a abertura do Colégio Marista Porto Walter, no interior do Acre, e a celebração dos três anos de atuação do Marista Brasil, movimentos que reafirmam o compromisso com a educação evangelizadora e presença significativa em todos os territórios.
Localizada às margens do rio Juruá, a cidade de Porto Walter recebeu a primeira unidade de educação básica do Marista Brasil na região. A nova escola social atuará em parceria com a Prefeitura do município, garantindo a continuidade da educação pública gratuita para cerca de 450 estudantes do Ensino Fundamental Anos Finais. A iniciativa é fruto da gestão compartilhada da antiga Escola de Ensino Fundamental Manoel Moreira Pinheiro, formalizada por legislação municipal.
A nova unidade integra a rede de escolas sociais do Marista Brasil, que hoje soma 33 escolas em funcionamento no país, atendendo mais de 11 mil crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.
Segundo o presidente do Conselho de Administração do Marista Brasil, Claudiano Tiecher, a expansão da presença na Amazônia dialoga diretamente com a missão institucional. “Estar em um território de grande diversidade e relevância social reforça nosso compromisso com o cuidado com a vida, a promoção da dignidade humana e o fortalecimento das realidades locais por meio da educação. Os irmãos maristas atuam na região há mais de 50 anos e agora também com uma nova unidade de educação básica”, destaca.
Três anos de travessia, integração e fortalecimento em rede
A chegada a Porto Walter simboliza, também, o momento vivido pelo Marista Brasil ao completar três anos de atuação. Mais do que uma data comemorativa, o período marca uma travessia de integração institucional, amadurecimento da governança e fortalecimento da atuação em rede, inspirada pelo legado de São Marcelino Champagnat.
“Percorremos rotas complexas, cruzamos rios de dificuldades, erguemos pontes por meio do trabalho cotidiano e mantivemos faróis que orientam trajetórias formativas”, aponta Ir. Claudiano Tiecher, ao refletir sobre o caminho percorrido pela instituição.
Entre os avanços nesse período pode-se destacar o fortalecimento da cooperação, a integração de projetos e processos e na valorização das especificidades locais. Uma atuação em rede que amplia impactos e garante a perenidade da missão educativa e evangelizadora.
Ao celebrar seus três anos, o Marista Brasil reafirma que sua trajetória é fruto do esforço coletivo, da corresponsabilidade e da fé que sustenta a missão. Um caminho construído diariamente pelos mais de 17 mil educadores que dão vida ao compromisso marista com uma educação que transforma vidas e gera impacto social em todo o país.
