Já faz alguns anos que dissociar a tecnologia da vida cotidiana se tornou impossível – e na educação não é diferente. A introdução dos recursos tecnológicos em salas de aula transformou a maneira como as crianças da Educação Infantil (de 1 a 6 anos de idade) exploram e interagem com o mundo ao seu redor.
No Colégio Marista de Natal, a tecnologia é utilizada com intencionalidade pedagógica, promovendo a criatividade e a vivência dos estudantes. Por exemplo: na grade curricular do 2º ano da Educação Infantil e 1º ano do Ensino Fundamental, foram inseridas aulas semanais de Robótica.
A disciplina está incluída no Componente Curricular de Letramento Matemático e começou a ser ofertada às crianças em 2024, de mãos dadas com a iniciativa Marista de promover uma educação tecnológica de qualidade aos estudantes.
Benefícios da robótica para Educação Infantil
De acordo com a orientadora educacional Nuana Noronha, a Robótica oferece uma série de benefícios significativos que ajudam no desenvolvimento integral das crianças. “As atividades estimulam a criatividade e a imaginação, pois os nossos educandos são incentivados a construir e criar materiais a partir de blocos e peças, possibilitando o conhecimento dos conceitos básicos de tecnologia e lógica de forma lúdica e envolvente”, destacou a profissional.
Além dos benefícios citados, as aulas também promovem:
- Habilidades motoras finas e de coordenação, pois os educandos manipulam pequenos componentes e ferramentas;
- Colaboração e trabalho em equipe, com projetos e construções feitos em grupo, potencializando a interação social;
- Resolução de problemas e pensamento crítico, já que os estudantes precisam pensar em formas inovadoras de superar obstáculos.
Conheça a proposta pedagógica completa do Marista!
“Durante as aulas, que ocorrem em um laboratório especialmente preparado para a disciplina, as crianças enfrentam desafios e precisam encontrar soluções criativas, o que fortalece suas habilidades de pensar de forma independente num ambiente enriquecedor, além disso, elas podem explorar, aprender e se divertir enquanto desenvolvem habilidades essenciais para o seu crescimento cognitivo, social e motor”, conclui Noronha.
Equilíbrio é a palavra de ordem
Usar a tecnologia de forma intencional, alinhada à estrutura de ensino, traz inúmeras vantagens para a formação de adultos éticos e preparados para a vida.
No entanto, para criar cidadãos centrados na missão de transformar a sociedade para melhor, é sempre interessante equilibrar os recursos tecnológicos com uma visão humana e solidária do mundo ao seu redor.
Nos Colégios Maristas, isso se dá pela educação evangelizadora, baseada nos ensinamentos de São Marcelino Champagnat e da Boa Mãe, sempre repleta de estímulos diferentes dentro e fora da sala de aula.
Siga as redes sociais da Marista Centro-Norte e fique por dentro de todas as ações que enriquecem o aprendizado dos nossos estudantes!