Nos dias 30 e 31 de outubro, o Centro de Eventos da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre (RS), recebe a 17a edição do Festival Marista de Robótica (FMR). Promovido pelo Marista Brasil, o evento é um dos maiores encontros de robótica educacional do país.
O tema deste ano, “Inovação Climática”, desafia os participantes a criar soluções criativas e tecnológicas para enfrentar os impactos das mudanças climáticas. O objetivo é integrar ciência, sustentabilidade, tecnologia e propósito social nos projetos desenvolvidos.
Novas modalidades
Criado em 2008, o Festival Marista de Robótica incentiva a aprendizagem criativa e o protagonismo de maneira prática e colaborativa há quase duas décadas.
Nesta edição, o evento conta com quatro modalidades:
- Cidade Laboratório, para estudantes da Educação Infantil (5 a 6 anos) até o Ensino Fundamental (13 a 14 anos) criarem soluções para cidades mais sustentáveis e inteligentes;
- Incubando Ideias, uma jornada empreendedora voltada para o 6º ano do Ensino Fundamental (11 a 12 anos) até o 3º ano do Ensino Médio (17 a 18 anos);
- Desafio de Robôs, aberta para estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental (9 a 10 anos) ao 3º ano do Ensino Médio (17 a 18 anos), segue o formato clássico de missões em mesas com robôs veiculares.
- Destrava Mentes, a novidade de 2025, convida os estudantes a resolverem problemas reais de forma interdisciplinar, aplicando conhecimentos de sala de aula para desenvolver projetos com impacto social e ambiental.
A participação é aberta e gratuita tanto para estudantes dos colégios Maristas, da PUCRS e de outras instituições educacionais. Basta formar uma equipe e seguir os passos do edital para garantir a inscrição do projeto no festival.