Marista Brasil

Festival Marista de Robótica supera recorde de inscritos

Saiba mais

O protagonismo e a criatividade de crianças e adolescentes dominaram o Centro de Eventos da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre (RS), durante a 17ª edição do Festival Marista de Robótica (FMR). 

 

O evento promovido pelo Marista Brasil durante os dias 30 e 31 de outubro se consolidou como um dos maiores encontros de tecnologias educacionais do país, com a participação de 210 equipes do Brasil e do exterior. A alta demanda levou a organização a ampliar o número de vagas inicial de 200 para atender ao interesse dos estudantes, que vieram de 10 estados brasileiros, além do Distrito Federal e também do Chile. Ao todo, 76 colégios enviaram mais de 2.100 participantes, entre estudantes e educadores, para participar dos desafios, trocar conhecimento e colocar em prática o conhecimento adquirido em sala de aula, em prol do meio ambiente. 

 

Modalidades e habilidades 

Em 2025, foram estabelecidas quatro modalidades que estimularam diferentes habilidades dos participantes em busca de soluções criativas, sempre com o foco no tema “Inovação Climática”. O objetivo de cada equipe era buscar soluções criativas e tecnológicas para lidar com os impactos das mudanças climáticas. 

 

A categoria Cidade Laboratório contou com a participação de 46 equipes. Podiam se inscrever estudantes da Educação Infantil (5 a 6 anos) até o Ensino Fundamental (13 a 14 anos), com foco em soluções para cidades mais sustentáveis e inteligentes. 

Incubando ideias, a categoria com o segundo maior número de participantes, 47 equipes, estimulou o espírito empreendedor em educandos do 6º ano do Ensino Fundamental (11 a 12 anos) até o 3º ano do Ensino Médio (17 a 18 anos). 

 

O grande sucesso do Festival, com 78 equipes inscritas, foi a categoria Desafio de Robôs. Estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental (9 a 10 anos) ao 3º ano do Ensino Médio (17 a 18 anos) criaram robôs veiculares para cumprir as missões propostas. 

 

A novidade desta edição, a categoria Destrava Mentes, atraiu 39 equipes que foram desafiadas a resolver problemas reais, utilizando conhecimentos teóricos para criar projetos com impacto social e ambiental de forma prática. 

Categorias