Entre os dias 20 e 24 de outubro, cerca de 70 lideranças participam do Curso de Liderança Servidora e Profética da Rede Marista, incluindo gestores/as da PUCRS, do Marista Brasil, do Hospital São Lucas da PUCRS, das frentes de missão da Área de Solidariedade da Rede Marista e das Instâncias Corporativa e Canônica da Rede Marista. A formação ocorre na PUCRS e conta com momentos de visita a espaços do próprio campus universitário e de outras unidades maristas.
Com o objetivo de inspirar e preparar gestores/as para uma liderança servidora, pautada na história e no legado de São Marcelino Champagnat, o curso possui 90 horas de duração: 50 horas em formato online, pela plataforma Moodle, e as 40 horas presenciais desta semana, com mediação do Ir. Goyo Linacero.
As aulas abordam temas variados para contemplar diferentes realidades. No ambiente online, os conteúdos incluíram: conceitos e características da liderança servidora, desenvolvimento de equipes, gestão estratégica e sustentável, inovação e impacto nas frentes de atuação, além de missões, pastoral e instituições de ensino.
Já nas atividades presenciais, os/as participantes vivenciaram momentos em grupo, reflexões orantes e visitas a unidades como: Centro de Saúde Vila Fátima, Tecnopuc, Colégio Marista Champagnat, Centro Social Marista de Porto Alegre (Cesmar), Escola Marista de Educação Infantil Cézar Busatto, Centro Social Marista Santa Isabel (Cemasi) e Escola Marista de Educação Infantil Renascer.

A coordenadora do curso, professora Ana Clarissa Santos, comenta que “a oportunidade de coordenar o Curso Liderança Servidora e Profética: um compromisso do líder marista no século XXI é uma experiência profundamente transformadora e inspiradora. A jornada integrou conteúdos técnicos de gestão, aliados a temas formativos relacionados à missão, inspirados pelos textos do livro Vozes Maristas e pelos materiais sobre Liderança Servidora e Profética, produzidos pelo Ir. Luiz Carlos Gutiérrez, Vigário-Geral do Governo Geral anterior, falecido em janeiro deste ano”.
Inspirado nos ensinamentos de Champagnat no início do Instituto Marista, o curso reforça a necessidade de formar líderes para atuar nas diferentes frentes de missão, desenvolvendo competências sociais e interculturais. A proposta enfatiza que a liderança servidora e profética, aliada a uma gestão sustentável e responsável, faz diferença em qualquer equipe, uma vez que o/a líder deve guiar o caminho, e não apenas indicar o destino. “Está sendo um tempo para testemunhar corações abertos ao novo, lideranças comprometidas em servir com humildade e coragem e frentes de missão que se fortalecem na esperança de construir um mundo que conhece e anuncia Jesus”, reforça a coordenadora.