Dentre os milhares de Peregrinos da Esperança que irão ao Vaticano, 11 estudantes do Marista Brasil vão integrar uma delegação formada por universitários, educadores e Irmãos Maristas para acompanhar o Jubileu da Esperança, que ocorre entre os dias 28 de julho e 3 de agosto, em Roma (Itália). O Ano Jubilar acontece a cada 25 anos, o que o torna por si só um marco na vida de todo participante no mundo. Tais jovens, desde a infância, são envolvidos com atividades religiosas ou da Pastoral e nutrem valores de esperança e amor pela humanidade.
“Todos partirão juntos e retornarão juntos, como delegação. Há alunos de todos os cantos do Brasil. Do Piauí ao Rio Grande do Sul”, informa o gerente de Identidade, Missão e Vocação do Marista Brasil, Ronnaldh Oliveira, um dos responsáveis pela delegação.
Com a morte do Papa Francisco, o que adiou o evento, e a abertura da Porta Santa na Basílica de São Pedro, no Vaticano, pelo Papa Leão XIV, quem estiver presente testemunhará um dos momentos mais importantes e especiais da história. “Nunca aconteceu uma troca de Papa durante o Jubileu. Vou ser um dos primeiros brasileiros a conhecer o novo Papa Leão XIV. É muito único. É a primeira troca de Papa que eu vou viver conscientemente. Estar lá, ver isso acontecer, vai ser muito especial”, afirma Caio Trindade, estudante do Colégio Marista Arquidiocesano, de São Paulo (SP).
De outra região do Brasil, do Centro-Oeste, o estudante do Marista Champagnat Taguatinga (DF) Miguel Veras também compõe a delegação. Para ele, estar no Vaticano será a realização de um sonho. Sempre participou ativamente das atividades pastorais e acredita que é um momento especial para aprofundar a fé. “Essa vivência será transformadora e vou poder depois evangelizar e compartilhar tudo o que aprender com meus colegas e comunidade”, conta.
A Rede Global de Juventudes Maristas, vinculada ao Secretariado de Educação e Evangelização do Instituto Marista, preparou um material especial para que todas as Províncias Maristas celebrem o evento, um convite à vivência do espírito de esperança e vida, fortalecendo os processos de evangelização juvenil em todos os espaços Maristas. Os integrantes da delegação já estão se preparando para o Jubileu desde junho.
Para o Coordenador de Evangelização do Marista Brasil, Keles de Lima, a participação no Jubileu é uma oportunidade ímpar de dar continuidade ao que é experienciado em cada unidade Marista. “Essa vivência amplia horizontes, desperta vocações e forma jovens protagonistas como verdadeiros Cidadãos da Esperança”, pontua.
Repercussão na imprensa
A participação dos nossos estudantes tem ganhado destaque na imprensa nos últimos dias. Veículos como RPC, Band News, CBN e RedeVida noticiaram o a preparação e o entusiasmo do grupo.
Acesse a uma das reportagens aqui: GloboPlay