Cerca de 1.200 estudantes, educadores, colaboradores e Irmãos Maristas estão unidos em uma grande experiência de voluntariado e cidadania em todo o país. Inspirada pelo Jubileu da Esperança e pela Campanha da Fraternidade 2025, a Missão Solidária Marista tem o tema Cidadãos da Esperança, envolvendo alunos Maristas a partir dos 14 anos em ações de impacto social realizadas em comunidades com histórico de fragilidade socioeconômica.
Neste ano, a Missão acontece em duas modalidades, local e regional, contemplando cidades das seis Regionais do Marista Brasil: Recife (PE), São Paulo (SP), Fazenda Rio Grande (PR), Rio Grande (RS), Brasília (DF) e Belo Horizonte (MG), entre os meses de
maio e outubro. Durante cinco dias em cada local, os estudantes desenvolvem atividades como revitalização de espaços públicos, oficinas com crianças e jovens, pintura de igrejas e ações ambientais. Os alunos que participam da iniciativa são integrantes dos projetos de evangelização das unidades – como Pastoral Juvenil Marista (PJM), Voluntariado, Grêmios Estudantis, Comissão de Juventudes e Projetos de Intervenção Social, entre outros.
O objetivo é promover o amadurecimento da fé e da cidadania, além de fortalecer o compromisso sociotransformador baseado na espiritualidade e no carisma Marista. O Coordenador de Evangelização do Marista Brasil, Keles de Lima, destaca que a Missão
Solidária Marista “é um verdadeiro laboratório de cidadania, fé e compromisso social”. Ele explica que as vivências da iniciativa ampliam horizontes, despertam vocações e formam jovens protagonistas como verdadeiros Cidadãos da Esperança, como nos inspira o Papa Francisco. “Os estudantes experimentam a força transformadora da escuta, do serviço e da sua presença significativa em toda programação, seja nas visitas, formações, celebrações, momentos de cultivo de espiritualidades e oficinas com as comunidades”, pontua o coordenador.