Marista Brasil

Papa destaca legado de São Marcelino Champagnat em nova Carta Apostólica

Saiba mais

O Papa Leão XIV divulgou em 28 de outubro a Carta Apostólica intitulada “Desenhar novos mapas de esperança”. O documento celebra os 60 anos da Declaração Conciliar “Gravissimum Educationis”, que aborda a importância da educação cristã. O novo material retoma e atualiza os princípios da formação integral à luz de desafios contemporâneos. Para Leão, não se pode reduzir uma pessoa apenas a um algoritmo e reforça que a família, em conjunto com escolas e comunidades, são os principais pilares da educação.

 

Champagnat como referência educacional

Em um dos trechos da Carta, Papa Leão destaca o papel das congregações religiosas para a educação católica e os avanços na área do conhecimento realizados por diferentes figuras. Entre os protagonistas dessa história educacional se destaca São Marcelino Champagnat, fundador do Instituto dos Irmãos Maristas.

O texto relembra que no início do século XIX, na França, Champagnat dedicou-se “de todo o coração, numa época em que o acesso à educação continuava a ser privilégio de poucos, à missão de educar e evangelizar crianças e jovens”. Sua visão pedagógica e espiritual segue como referência a educadores maristas de todo o mundo, que têm o compromisso de superar qualquer forma de discriminação e de promover uma educação integral, solidária e transformadora.

Educação e vocação 

Em uma abordagem que alia a tradição católica à atualidade e seus desafios, a Carta Apostólica destaca o caráter cooperativo da educação cristã. Ele recorda que ninguém educa sozinho e que toda comunidade, incluindo professores, estudantes, familiares e comunidade têm um papel essencial na formação integral e humana de crianças e adolescentes. A educação não pode ser vista como mero instrumento, mas sim como caminho de dignidade, crescimento e contribuição para o bem comum. Nesse sentido, Leão alerta sobre o perigo de reduzir uma pessoa a um algoritmo previsível, que não leva em consideração seu rosto, sua história e vocação. A educação cristã, deve, portanto, promover a fraternidade, a fé e a esperança em um momento marcado por conflitos.

Categorias