No dia 2 de agosto, celebramos os 125 anos de presença Marista no Sul do Brasil, trajetória que começou em uma pequena escola paroquial no município de Bom Princípio (RS), no ano de 1900. A obra foi se ampliando desde então, e hoje a atuação no Rio Grande do Sul se dá por meio de Colégios, Escolas Sociais, Centros Sociais, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e o Hospital São Lucas.
Os Irmãos Maristas Weibert, Marie Berthaire e Jean Dominici foram enviados da Província Marista Beaucamps, na França, para atender ao desejo da população do Estado de qualificar a educação. Após atravessarem o Atlântico, o trio pioneiro desembarcou no município de Rio Grande, e percorreu as cidades de Porto Alegre e São Sebastião do Caí até chegar ao local do início da missão.
A primeira aula ocorreu duas semanas após a chegada, em uma pequena escola paroquial, na Igreja Matriz do município. Três anos depois, em 4 de fevereiro de 1903, foi inaugurado o primeiro espaço de ensino próprio, o Colégio Sagrado Coração de Jesus.
Com o reconhecimento do trabalho e sua consequente ampliação, a Instituição contribuiu e segue contribuindo para o desenvolvimento das localidades de missão, apoiando ou liderando iniciativas de natureza social, religiosa, cultural e econômica.
Inauguração do Centro de Espiritualidade e Memória Marista
Para marcar a data, no próprio dia 2 de agosto, ocorrerá a inauguração do Centro de Espiritualidade e Memória Marista (CEMM), espaço de referência sobre a identidade e a trajetória da congregação no Sul do país. O CEMM conta com um Memorial, uma Biblioteca especializada e, desde 2023, um ambiente digital. Agora, terá um espaço físico novo, com mais recursos associados à memória marista e aberto ao público, em Bom Princípio.
Também em 2 de agosto, às 10h30, será realizada uma Celebração Eucarística. Ela é aberta à comunidade e será transmitida pelo YouTube, para que todos possam acompanhar esse momento de cultivo da espiritualidade e comemoração.