Marista Brasil

Congresso Marista Brasil de Educação celebra protagonismo dos educadores

Saiba mais

Com a participação de palestrantes inspiradores e professores de Norte a Sul, evento revelou o destaque nacional do Prêmio Educador Inovador Marista Brasil 2025

Durante três dias, a capital nacional reuniu mil educadores de diferentes partes do Brasil que participaram do Congresso Marista Brasil de Educação. Entre os dias 5 e 7 de novembro, o Lema “Inspirados por Champagnat, aprendemos com o coração, conectamos com propósito, transcendemos com fé”, guiou a programação do evento ao longo de seis eixos fundamentais: espiritualidade cristã integrada ao currículo, cuidado e desenvolvimento integral, inovação pedagógica e cultura digital, inclusão e equidade, uso ético de dados e internacionalização.

Conferências e vivências inspiradoras

Os participantes puderam refletir sobre os desafios e possibilidades da educação contemporânea a partir de conferências com Viviane Mosé, Aldo Fortunati, Faustino Teixeira e Pe. Francys Silvestrini, além de uma série de MBTalks, oficinas e vivências que ampliaram o diálogo sobre a prática pedagógica e pastoral Marista.

Prêmio Educador Inovador Marista Brasil 2025

O congresso também foi palco da grande premiação da terceira edição do Prêmio Educador Inovador Marista Brasil 2025, que reconheceu projetos pedagógico-pastorais realizados em escolas e colégios Maristas de Educação Básica de todo o país.

O projeto vencedor foi “Ritmos que Aproximam Mundos: o diálogo entre o Rap Americano e o Rap Indígena do Brô MC’s”, das educadoras Lígia Olga Gomes Lima da Mota e Laís da Silva Cabral Marroquim, do Colégio Marista Pio XII, de Pernambuco. Ao comparar o rap dos EUA e o indígena brasileiro, os estudantes puderam explorar a cultura, diversidade e transformação social por meio da arte e diferentes linguagens e idiomas.

O concurso teve recorde de inscrições, com 1.114 trabalhos submetidos de professores, gestores, educadores sociais, pastoralistas, bibliotecários e demais colaboradores das 96 unidades Maristas no país. Esse número comprova e estimula ainda mais a criatividade e o protagonismo educador presente na atuação marista. 

Entre as premiações realizadas, foram celebrados os resultados do Prêmio ENEM, que destacou 13 escolas maristas de diferentes regionais. O Colégio Marista Dom Silvério (MG) foi o grande vencedor nacional, levando o troféu de destaque nacional na prova objetiva e o 1º lugar da Regional Belo Horizonte.

Durante os MBTalks, seis educadores finalistas, um por eixo temático, apresentaram seus projetos e experiências transformadoras, representando a força dos educadores maristas no compartilhamento de saberes.

A terceira edição deste evento representa um marco de celebração à inspiração e dedicação dos educadores Maristas. São eles que, com seu trabalho e propósito, impulsionam o desenvolvimento de milhares de crianças e jovens em todo o país.

Categorias