Marista Brasil

Abertura das Olimpíadas Maristas emociona em Novo Hamburgo: Evento reúne mais de 2300 pessoas no Rio Grande do Sul

Saiba mais

O município de Novo Hamburgo, na região metropolitana de Porto Alegre/RS, sediou, pela primeira vez, uma etapa regional da Olimpíada Marista Brasil (OMB). A cerimônia de abertura, realizada no Colégio Marista Pio XII, deu início aos jogos que ocorrem de 24 a 27 de setembro, e contou com a presença de centenas de estudantes, professores, colaboradores e comunidade marista da região.

Cerca de 2.300 atletas, vindos de todo o Estado, estão participando das competições nas modalidades de basquete, futsal, handebol e voleibol. A abertura do evento começou com uma calorosa recepção das delegações, que desfilaram no colégio anfitrião, carregando bandeiras que simbolizavam a diversidade e a fraternidade entre os participantes.

Liliane Falcomer, especialista de Atividades Complementares e Integral do Marista Brasil, conta que esse é um projeto que faz a diferença na formação dos estudantes. “Além de todos os valores que agregam a prática do esporte, estar dentro de um evento desse traz uma série de outras questões que vão contribuir para o desenvolvimento e para a memória afetiva deles. A socialização com os colegas, estarem fora de casa sem as famílias, o respeito ao professor, ter a responsabilidade de cuidar das suas próprias coisas, tudo isso é aprendizado. Então viver um momento como esse para os estudantes é muito especial e a gente poder realizar isso para eles como educadora é mais especial ainda”, conta a educadora.

O ponto alto da cerimônia foi o acendimento da tocha olímpica, que marcou o início oficial dos jogos. A tocha foi conduzida pela judoca Maria Portela, que representou o Brasil nas Olimpíadas de Londres 2012, Rio 2016 e Tóquio 2020. Atualmente, Portela é técnica da seleção brasileira de judô de base e Gerente Geral da Federação Gaúcha de Judô. Após seu percurso, Portela entregou a tocha para o educador marista Elíbio Finkler, que possui 54 anos de atuação no Colégio Marista Pio XII. Finkler, um dos precursores do handebol na região, levou o time do colégio ao Campeonato Estadual na década de 1970. Ao acender a tocha, o espírito olímpico tomou conta do ginásio, emocionando o público presente.

Além do Colégio Marista Pio XII, as competições estão sendo realizadas em outros espaços de Novo Hamburgo, como a Sociedade Ginástica de Novo Hamburgo (SGNH), o Ginásio Municipal de Esportes Alberto Mosmann, o Ginásio Agostinho Cavasotto e o Centro de Iniciação ao Esporte (CIE), no Parque do Trabalhador. O público pode acompanhar os jogos gratuitamente, mediante inscrição prévia nos locais.

As Olimpíadas Maristas seguem até o dia 27 de setembro, e novas etapas serão realizadas em outubro, em Brasília/DF e Jaraguá do Sul/SC.

Categorias

ACESSE:

siga o marista brasil nas redes sociais

MUITAS HISTÓRIAS
UM SÓ PROPÓSITO

© 2024 Copyright. Todos os direitos reservados