Estudantes que integram a Pastoral Juvenil Marista (PJM) de norte a sul do país estarão presentes no Encontro de Jovens Maristas (EJM) 2025, que pela primeira vez contará com as seis Regionais do Marista Brasil. O evento reunirá estudantes, educadores e Irmãos Maristas em atividades que valorizam o protagonismo juvenil, a vivência comunitária, a espiritualidade e a formação integral.
Com o lema No caminho da esperança, construímos a civilização do amor, o encontro tem o protagonismo juvenil como um dos seus destaques, pois os alunos contribuem na tomada de decisões, na escolha de temas e das metodologias que serão abordadas. Segundo o coordenador de Evangelização do Marista Brasil, Keles Lima, o EJM é mais do que um evento, e sim um espaço sagrado de escuta e de protagonismo. “Os jovens não apenas participam, mas constroem com liberdade e responsabilidade cada passo do caminho. Eles assumem seu papel na missão evangelizadora da Igreja com a ousadia de quem acredita que a esperança se faz com os pés no chão da realidade”, explica.
A programação é composta por momentos de cultivo da espiritualidade, dinâmicas de integração, rodas de conversa, momentos de oração e ações socioambientais. “Inspirados pela espiritualidade Marista, eles são chamados a ser faróis de luz no mundo, anunciando que um outro jeito de viver é possível – mais fraterno, mais justo, mais comprometido com o bem comum. É nesse encontro que a voz da juventude ecoa como profecia e convite para a construção da civilização do amor”, comenta Lima.
Neste ano, o EJM ocorre em datas diferentes conforme a Regional. O Colégio Marista Pio X, em João Pessoa (PB), recebe os participantes da Regional Recife entre os dias 28 e 30/08. Já o Colégio Marista João Paulo II, em Brasília, será anfitrião da edição da Regional homônima em 28 e 29/08. As demais etapas ocorrem em outubro: dias 24 e 25/10, no Marista São José de Jaraguá do Sul (SC), 25/10, no Colégio Marista Sant’Ana, em Uruguaiana (RS) e dias 30/10 e 1º/11, no Colégio Marista Nossa Senhora da Penha, em Vila Velha (ES) – respectivamente sedes das Regionais Curitiba e São Paulo (que se reúnem em uma sede única), Porto Alegre e Belo Horizonte.