A internacionalidade é uma premissa cada vez mais fortalecida no Instituto Marista. Em sintonia com esse movimento, a atuação marista tem se estruturado de forma global, buscando garantir a continuidade e a sustentabilidade da missão de educar e evangelizar.
É nesse contexto que, em 2016, foi fundada a Região América Sul Marista, reunindo as unidades administrativas da Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Paraguai, Peru e Uruguai. Atualmente, a Região é composta por cinco Províncias:
- Província Marista Cruz del Sur
- Província Marista Santa Maria de los Andes
- Província Marista Brasil Centro-Norte
- Província Marista Brasil Centro-Sul
- Província Marista Brasil Sul-Amazônia

A Região América Sul Marista configura-se como uma instância de articulação e cooperação entre as unidades administrativas do Instituto Marista na América do Sul. Com uma estrutura pautada pela colaboração, solidariedade e interdependência entre as Províncias, tem como objetivo impulsionar e desenvolver serviços, projetos e iniciativas comuns, sempre a serviço da vida e da missão marista.
Entre suas principais finalidades está o fortalecimento da vitalidade da vida e missão maristas, por meio de uma atuação integrada e solidária. Esse trabalho conjunto tem como foco especial o serviço às crianças, adolescentes e jovens, especialmente os mais vulneráveis, promovendo a partilha de recursos, experiências e competências entre os países.
Confira algumas das iniciativas estratégias regionais realizadas:
Noviciado e Formação Inicial
- Implementação do Noviciado Regional, hoje, todos os Irmãos da Região dessa etapa formativa, estão juntos em Cochabamba, na Bolívia; e da implementação do plano de formação que busca uma experiência formativa mais global e integrada para os Irmãos.
Comunicação Regional
- Atividades de comunicação que visam fortalecer a identidade e visibilidade regional, alinhando discursos e promovendo a divulgação das iniciativas da RAS, com as séries: Vozes Maristas e Marista em 1 minuto.
https://conteudo.marista.org.br/maristas-em-1-min
Redes de trabalho e cooperação
- Redes regionais (como economatos) têm sido criadas para articular esforços entre províncias, promover sinergias estratégicas e trabalhar negociações conjuntas.
Formação e inovação em educação
- Programas como a Pasantía 2025 promovem encontros de educadores maristas de toda a região, focando em formação pedagógica, inovação e troca de práticas educativas.
Ao favorecer a integração continental, a Região América Sul potencializa a presença e o impacto do carisma marista, ao mesmo tempo em que convida à vivência da interculturalidade e da colaboração entre províncias, reforçando a identidade marista como uma família carismática global.