Marista Brasil

Importância de aprender um segundo idioma na escola

Saiba mais

Entenda qual é a importância de aprender um segundo idioma na escola neste artigo!

Em um mundo cada vez mais globalizado, ser fluente em um segundo idioma tornou-se pré-requisito para quem deseja conquistar melhores oportunidades de trabalho, expandir negócios, ter contato com outras culturas e ampliar o conhecimento.

Aqueles que percebem essa necessidade conseguem se destacar. 

Ter o inglês como segundo idioma pode ser um destaque, afinal, trata-se de uma língua altamente utilizada no mundo, seja no âmbito acadêmico, profissional ou social.

Neste artigo, vamos te explicar qual é a importância e as vantagens de aprender um segundo idioma. Boa leitura!

Qual a importância da língua inglesa?

O inglês é o idioma mais usado no mundo em publicações, notícias, livros, comércio internacional, entretenimento de massa e na diplomacia.

Trata-se, portanto, de uma língua muito importante para expandir as oportunidades no mercado profissional e na vida acadêmica. 

Para se ter uma ideia, segundo o site de recrutamento Catho, o salário do profissional com fluência em inglês pode aumentar em mais de 70%

Além disso, a língua inglesa é fundamental para a comunicação com estrangeiros, seja ela formal ou informal. Isso porque o idioma é falado por muitas pessoas, tornando-se, assim, a principal ponte para o diálogo.

Quais são as vantagens de aprender um segundo idioma?

Aprender um segundo idioma é fundamental para expandir as possibilidades. Realizar isso durante a educação básica pode ser melhor ainda, pois quanto mais cedo se começa, mais cedo o nível de fluência pode ser adquirido.

Ainda, em comparação a outras pessoas, o nível de proficiência no segundo idioma de alguém que começou quando criança costuma ser maior.

Para quem possui dúvidas sobre o idioma a ser estudado, o inglês é geralmente o mais indicado. Os motivos dessa escolha foram explicados no tópico anterior.

O aprendizado da língua inglesa na escola deve ocorrer de maneira natural e inserida no contexto do dia a dia das crianças e dos adolescentes. 

Na Educação Infantil, pode estar presente durante as primeiras experimentações e projetos que utilizam o inglês como ferramenta para a construção do conhecimento.

No Ensino Fundamental e Ensino Médio, o inglês faz conexão com os componentes curriculares ofertados e o aluno começa a formar senso lógico. 

São muitos os benefícios da inclusão do segundo idioma, principalmente no início da jornada escolar. Confira alguns deles: 

Consegue maior domínio do idioma

Muito mais do que ter aulas de inglês, focadas em gramática e estrutura de frases, o aluno precisa pensar em outro idioma. É um exercício constante, estimulado por vários recursos, como livros, filmes, músicas e conversação.

Com os estímulos corretos, o estudante garante boa fluência e habilidade para utilizar o idioma na sua rotina.  

Desenvolve habilidades socioemocionais

Em contato com outro idioma, o aluno explora outras culturas, aprende a lidar com desafios, fortalece o pensamento criativo, aguça a comunicação e tem mais facilidade de socialização.  

Melhora o desempenho

O aluno adquire maior capacidade de concentração e memória, desempenha melhor as tarefas, aumenta o foco, o pensamento lógico. 

Aumenta as oportunidades no futuro 

Durante sua trajetória, o aluno perceberá que o inglês pode ser um grande facilitador. Isso porque, o futuro, seja ele acadêmico ou profissional, valoriza pessoas que sabem mais de um idioma.

Nos estudos, não terá dificuldade em consultar fontes em outro idioma, possibilitará fazer intercâmbio e até mesmo cursar uma faculdade no exterior será possível.

Em algumas especializações e processos seletivos, exige-se a proficiência em inglês, o que não será uma barreira para esse perfil de estudante.

No aspecto profissional, os recrutadores valorizam, cada vez mais, essa habilidade. Muitas empresas, na verdade, apenas contratam pessoas com o conhecimento de um idioma específico, além do português brasileiro.

Pode ser mais fácil encontrar vagas com melhores salários e com maiores chances de crescimento. 

São muitos benefícios em aprender um segundo idioma, como o inglês, não é mesmo?! Por isso, é fundamental investir na formação das crianças e dos adolescentes.

Eles devem aprender uma nova língua de forma prática, com métodos eficientes, materiais didáticos de qualidade e bons educadores.

No Marista, a internacionalização é uma das nossas prioridades. Em nossas unidades, os alunos podem investir no High School, que são aulas no contraturno escolar realizadas totalmente na língua inglesa, com currículo escolar estadunidense.

Além disso, contamos com o Intercâmbio Marista, realizado anualmente, com destino para algum país em que o inglês seja o idioma oficial. 

Se você deseja conhecer de qual forma ensinamos inglês aos nossos alunos, agende uma visita à unidade mais próxima de você!

Conclusão

Aprender um segundo idioma pode ser fundamental para a carreira do seu filho. É importante não esquecer que o futuro das crianças já está sendo construído desde muito cedo.

Portanto, não deixe de investir no aprendizado de uma nova língua.

Caso tenha gostado deste artigo, leia também mais informações, dicas e conteúdos relevantes sobre o Ensino Fundamental em nosso blog!