Marista Brasil

120 anos dedicados à educação gaúcha.

Saiba mais

​​​​​​​Desde 1904, quando os Irmãos Maristas chegaram a Porto Alegre e fundaram o Marista Rosário, mais de 75 mil estudantes e famílias fizeram parte de uma história conjunta de amor e dedicação à educação.  Em 2024, o Colégio completa 120 anos de atuação, como uma das principais instituições de ensino do Rio Grande do Sul. 

Situado em três estruturas prediais entre a Avenida Independência, a Rua Irmão José Otão e a Osvaldo Aranha, no bairro Independência, o Rosário atende a quase 3 mil alunos, da Educação Infantil ao Ensino Médio. É uma das maiores escolas da rede nacional de ensino Marista Brasil e o segundo maior colégio privado do Rio Grande do Sul.

Um dos maiores legados construídos pela Escola ao longo dos anos é sua tradição, conforme o Diretor do Marista Rosário, Irmão Odilmar Fachi:

“Construímos uma base sólida de educação, comprometidos com nossos valores e a serviço de nossos estudantes, de suas famílias e da sociedade. Daqui, saem protagonistas nos diversos setores sociais e isso evidencia a tradição do Rosário, juntamente da confiança de pais e mães, avôs e avós, que, geração após geração, acreditam em nosso Colégio para a educação de seus filhos. Isso nos gera um orgulho imenso, do tamanho da responsabilidade que temos”, avalia o gestor.

A instituição une a preparação acadêmica ao desenvolvimento de competências cognitivas, físicas e socioemocionais, orientados por valores humano-cristãos. Entre os atributos chave para a excelência acadêmica, conforme a Diretora-Educacional do Colégio, Vivian Bitello Monteiro, estão a formação continuada de educadores, a integração pedagógica entre as diferentes áreas do conhecimento, projetos inovadores extraclasse que complementam a formação, parcerias com instituições externas (como a PUCRS e o Instituto Caldeira), atividades curriculares que incentivam a autonomia e o protagonismo estudantil, além de iniciativas voltadas para a solidariedade, como Grupo de Voluntariado, a Pastoral Juvenil Marista e o Grêmio Estudantil — o qual comemora 100 anos de história em 2024.

“É um projeto educacional sólido que une tradição e inovação. E tudo começa pela formação continuada do nosso corpo docente. São diversos momentos formativos ao longo do ano, como as nossas Jornadas Pedagógico-Pastorais, que tratam de temas específicos para as necessidades de cada nível de ensino. Estamos ainda ampliando e fortalecendo esse desenvolvimento, com um olhar atento para as competências socioemocionais e implementando novas qualificações para gestores e educadores de todas as áreas”, destaca a Diretora-Educacional. 

HISTÓRIA DE TRANSFORMAÇÕES​

O Colégio foi fundado em 1904 por religiosos da Congregação Marista chegados da França à Porto Alegre. Na Capital, os irmãos maristas ocuparam duas salas em cima da sacristia da Igreja Nossa Senhora do Rosário, na Rua Vigário José Inácio, no Centro da Capital. Ali, teve início a escola, atendendo, em um primeiro momento, a cerca de 45 meninos da paróquia que não tinham acesso à educação.                         

Com a chegada de novos alunos, a escola cresceu e precisou ser transferida para outros locais. Em 1908, passou a funcionar em  um prédio na Rua Riachuelo e, cinco anos depois, em um edifício situado atrás da Catedral Metropolitana, na área administrativa da Arquidiocese.​

Chegada à Avenida Independência

Em 1927, o Colégio estabeleceu-se na Avenida Independência. Da época dos bondes que subiam a nobre via, repleta de casarões, à nova configuração com prédios residenciais e comerciais, com intenso fluxo de veículos, o Colégio permanece no local até hoje, com seu prédio histórico, ao lado da Praça Dom Sebastião.

Cerca de duas décadas após a construção do primeiro prédio, foi inaugurado o segundo, em continuação ao anterior, indo até a rua Irmão José Otão, paralelamente à Praça. Ali funcionaram as aulas do Curso Colegial e dos cursos iniciais da PUCRS. 

Em mais uma transformação em atendimento às demandas sociais, o Colégio passou a oferecer, em 1974, cursos profissionalizantes, entre eles: Técnico em Estatística, Publicidade, Eletrônica e Mecânica. No início dos anos 1980, o Colégio reassumiu seu olhar mais voltado à formação integral de crianças e jovens. 

Em 2010, na área onde funcionava o antigo “campão”, foi construída a terceira e mais moderna estrutura predial. Com dez pavimentos, o local contempla um ambiente exclusivo para a Educação Infantil, um moderno ginásio esportivo, diversos espaços educacionais preparados, além de estacionamento e área para embarque e desembarque.

Embrião da PUCRS

Atendendo a pedidos dos próprios estudantes por uma sequência na formação acadêmica, em um momento em que o Ensino Superior recém começava a se organizar no Brasil, foi criado dentro do Rosário, em 1931, o curso superior de Administração e Finanças. Esse fora o embrião da Faculdade de Ciências Políticas e Econômicas da PUCRS, reconhecida em 1934. 

Na época, para o registro enquanto universidade, era necessário a oferta de pelo menos quatro faculdades. Assim, em 1940, foram criados no interior do Rosário  os cursos universitários de Filosofia, Ciências e Letras. Cinco anos depois, surgiu a Escola de Serviço Social e, em 1947, a Escola de Direito. Os cursos permaneceram no espaço rosariense até 1967, quando a PUCRS foi transferida para o campus da Avenida Ipiranga.  ​

As transformações ocorridas no Colégio ao longo dos anos são, conforme o Diretor Odilmar Fachi, reflexo do compromisso da instituição de atender a sociedade.

“O Rosário foi se transformando conforme as necessidades de cada época. Começou pequeno e, com o passar do tempo, passou a oferecer cada vez mais formações em diferentes níveis de ensino. E é esse o olhar que temos para o futuro. O de manter a tradição, inovando e buscando desenvolver, da melhor forma, nossos estudantes, preparando-os para o mundo”, salienta Fachi.

Fonte: https://colegios.redemarista.org.br/rosario/noticias/120-anos-marista-rosario