Marista Brasil

Marista conta com representação Comissão Nacional para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (CNODS)

Saiba mais

Em sintonia com o compromisso de promover uma sociedade mais justa e fraterna, o Marista está representado por Raimunda Caldas Barbosa, integrante da Diretoria Socioeducacional e Evangelização do Marista Brasil, como titular e pelo Ir. José Aderlan Brandão Nascimento, UMBRASIL, como suplente na Comissão Nacional para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (CNODS).

A Comissão foi reinstalada no dia 19 de dezembro de 2023 (por meio do Decreto nº 11.704/2023), durante solenidade no Palácio Itamaraty, em Brasília (DF) e representa o compromisso do governo federal com a busca por um novo modelo de desenvolvimento com inclusão, justiça social, democracia e preservação ambiental, visando atingir a Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Brasil, com o apoio da Organização das Nações Unidas (ONU).

CNODS 

A CNODS, inserida na estrutura da Secretaria-Geral da Presidência da República, assume um papel crucial ao auxiliar o país na implementação e monitoramento da Agenda 2030. Suas atribuições incluem a elaboração do Relatório Nacional Voluntário, a ser apresentada no Foro Político de Alto Nível da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável em 2024. Este diagnóstico informará políticas públicas e ações da sociedade civil e do setor privado, orientando o caminho para a promoção da sustentabilidade nos próximos anos.

Durante a posse de seus representantes, também ocorreu a definição de três subcomissões para o desenvolvimento de algumas ações urgentes. São elas: 

  • Subcomissão de Governança – Elaboração do Regimento Interno, plano estratégico e o plano de trabalho da CNODS;
  • Subcomissão do ODS 18 Alcançar a Igualdade Étnico-Racial na Sociedade Brasileira – Análise e desenvolvimento do referido ODS;
  • Subcomissão Povos e Comunidades Tradicionais – diálogo sobre questões de PCT.

Na ocasião, Raimunda passou a integrar as Subcomissões de Governança e do ODS18 – Alcançar a Igualdade Étnico-Racial na Sociedade Brasileira. Para ela, este é um grande passo. “Penso que os Maristas dão mais um importante passo, não só para ratificar o seu compromisso com a educação integral de qualidade e com equidade, mas também com o desenvolvimento de uma sociedade justa e solidária para todos e todas”. 

Desde o início deste ano, nossa representação participa de reuniões e alinhamentos sobre diversas temáticas que estão em pauta na CNODS. A participação já contribuiu com o novo levantamento de dados dos ODSs na Sociedade Civil, na análise e sugestões da carta “Declaração Política da Sétima Reunião do Fórum dos Países da América Latina e do Caribe sobre Desenvolvimento Sustentável” tendo sido enviada pelo Ministério da Relações Exteriores ao Fórum de Alto Nível da ONU. Além disso, participou da curadoria para as boas práticas que irão compor o Relatório Nacional Voluntário. 

A iniciativa contribui para uma representação ativa dos Maristas, comprometidos com pautas de um futuro mais sustentável, com o compromisso da responsabilidade social e respondendo com audácia às necessidades emergentes.

Com informações da União Marista do Brasil e Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC)